Visitas

24 março 2011

Potugueses: Lourdes Castro e Francisco Castro Rodrigues vencem prémios AICA

O Prémio AICA/Ministério da Cultura (Artes Visuais e Arquitectura) é atribuído anualmente a duas personalidades das respectivas áreas, cujo percurso profissional seja considerado relevante pela crítica.
A artista plástica, nascida no Funchal em 1930, foi distinguida, com o Prémio Artes Visuais pela sua obra, na qual o júri destacou a exposição de 2010 “À luz da sombra”, no Museu de Serralves. “A exposição constituiu um expoente significativo da forma simples e autêntica com que Lourdes Castro transfigura os gestos do quotidiano”, pode-se ler no comunicado emitido pela AICA.
Por sua vez, o arquitecto Francisco Castro Rodrigues, nascido em Lisboa em 1920, foi premiado, com o Prémio Arquitectura, pelo seu trabalho, o qual o júri considera ser “de grande relevância cultural na cena portuguesa, ainda que pouco conhecido das gerações recentes, já que a maior parte da sua obra construída se localiza em Angola, no Lobito, cidade à qual imprimiu um forte carácter urbano a partir dos anos de 1950”. Depois da independência de Angola, Francisco Castro Rodrigues colaborou na reconstrução do novo país, nomeadamente na organização do seu Curso de Arquitectura, tendo regressado a Portugal, às Azenhas do Mar, onde vive deste então, em 1989.
Fonte: publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário